terça-feira, 25 de agosto de 2009

Britpop

PS: Este post não é gigantesco como parece, acontece que ele termina com alguns vídeos - se puderem ver, vale a pena!

Como todos voces sabem, sou loucamente apaixonada por musica - e tenho uma cultura flashback muito forte, que me influencia muito!

Ai voces me perguntam: Mas peraí, Allyne. Britpop é flashback? E que diabos é Britpop?!

Ok. Eu explico!

Sim, ao meu ver Britpop é flashback! Por incrível que pareça esse movimento está prestes a completar 20 anos! Britpop seria tecnicamente a Musica Popular Britanica, logo, tudo que se produzisse na Inglaterra. Então Robbie Williams é Bripop? Nananinanão!

O Britpop nasceu no final dos anos 80. Não posso afirmar se é um movimento, um genero ou um estilo musical. O que posso afimar com certeza é que: Britpop é um tipo de rock Ingles...que não se prende apenas a Inglaterra. Países como Suécia, Irlanda, Escócia e País de Gales também se incluem neste grupo.

O Bripop tem uma regra basica: Influencia dos Beatles! (Mas nem todo mundo que gosta de Britpop tem que gostar de Beatles...é o meu caso!). Podemos dizer, que quem iniciou este incrível "movimento" foram duas bandas muito encrenqueiras e queridas, por sinal: Blur e Oasis!

Os detestaveis amados irmãos Gallegher (Oasis) protagonizaram uma briga incrível logo no incio da carreira, com o pessoal do Blur...O Britpop surgiu pra falar mal da política, pra contar a realidade de um cidadão Ingles normal, foi isso que fez meu amadíssimo Thom Yorke e seu dramatico (e depressivo) Radiohead. Mas, no meio dessa loucura toda, tivemos os "glamurizados" como o Placebo, por exemplo...

No final dos anos 90, em 98 mais precisamente a briguinha boba entre Blur e Oasis já estava bem mais calma. Foi quando surgiram outras duas bandas deliciosamente incríveis! Travis (perfeito, ao extremo!) e Coldplay - pra dar continuidade a primeira encrenca...

Após o Travis (principalmente) porque o Coldplay na minha opinião NÃO É puro Britpop (eu sei que isso é bem polemico, mas é a minha visão!) surgiram outras bandas como Kaiser Chiefes, The Killers e Franz Ferdinand. Mas na boa? Nunca mais foi o mesmo. Mesmo eu adorando as duas primeiras bandas citadas, não podemos compara-las ao Oasis e a outra que é uma das minhas maiores paixões nesse estilo: o The Verve!

O Verve teve uma carreira breve e muito marcante. Por polemicas, por musicas incríveis e até por um processo com o Mick Jagger! Sim, os caras não sao fracos...Bitter Sweet Symphony, single de 97 foi a responsavel por isso. Acontece que Jagger disse que o Verve plagiou um sample (uma parte) da musica. Resultado? Ele ganhara o processo e o Verve durou apenas mais algum tempo...Além de Bitter Sweet, outra musica muito marcante deles foi Lucky Man! Ok. O Verve voltou há uns 02 anos, mas volto a repetir...Nada que se compare aquela epoca.

Qual o motivo desse post? Apenas dividir com voces, mais uma das minhas paixoes, dividir com voces musica boa, dividir com voces veracidades ditas nas letras dessas musicas. Mais uma vez lamento por eu nao ter tido a oportunidade de viver tudo isso...Quais bandas eu destacaria como maior paixão? Confesso que nao é facil escolher, mas eu ficaria respectivamente com: Radiohead, Oasis, Verve e Travis. Abaixo, deixo com voces 01 vídeo de Travis e outro de Oasis, além de 02 de Verve e Radiohead! Espero que ouçam, espero que gostem!

Beijos!

*** Travis - Sing ***


*** Oasis - Champagne Supernova ***


*** Verve - Bitter Sweet Symphony ***


*** Verve - Lucky Man ***


*** Radiohead - Fake Plastic Trees ***


*** Radiohead - Creep***

9 comentários:

Bill Falcão disse...

Oh, yeah, Allyne! Você dança embalada por um som legal, sim!
Mas, enquanto lia, fiquei pensando que você também poderia fazer um post dedicado à música italiana, não é uma boa?
Nos anos 60, por exemplo, surgiram grandes artistas italianos. O Festival de San Remo era famoso no mundo inteiro. Até Roberto Carlos esteve lá, em 68, e ganhou o primeiro lugar, com uma música de Sergio Endrigo.
Não sei como anda a música italiana hoje, mas você, que gosta tanto da cultura produzida lá, pode dar uma pesquisada aí pra gente, hein?
E um bjoooooooo!!!!!!!!!

Erich Pontoldio disse...

Várias bandas e musicos que vc mencionou estão no meu IPOD e ouço diariamente...não estava familiarizado com o termo BRITPOP mas de agora em diante tbm sou seguidor do movimento.

Lookk disse...

Adoooro todos esses...viu meu post sobre o mika?? acho ele bem britpop..
bjooos

Gi disse...

Aiiiiiiiii que marah!!! Amei o post!!! Saudades daqui!!! Beijos querida!!!

Edson Nunes / disse...

Radiohead, que belo gosto!

Mari disse...

Oi,linda

Vc é a mulher mais musical que conheço!E o bom é que vc fala do que conhece bem!
Eu gosto de Britpop,por influência dos Beatles...mas tudo que vc citou me agrada!
Beijos

Inside Me disse...

seu humor anda de vento em polpa hein! q maravilha, música é mesmo tudo de bom, bjão, aline

Anônimo disse...

oieeeeeeeeeeeeeeee
saudades! como ce ta lindinha?

ja comecei a facul sim! to contando um pouquinho dela no meu post
vc ta em qual periodo? to amando mto esse curso!
Sou suspeita pra falar de musica antiga né? amo mto, principalmente anos 70.

Aline disse...

eu amo todas essas músicas!
adorei seu post sobre o Britpop xará,tá cheio de informações pra quem não conheçe muito bem o estilo e quer conhecer mais

;**