quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Ajude a fazer a diferença no planeta para um amanhã melhor!

Quem me conhece sabe. Eu sempre fui uma pessoa que detesta coisas do tipo "vamos detonar o planeta!". Sempre! E de tempos pra cá esse sentimento de tentar salvar a casa das nossas futuras gerações vem aumentando em mim. No maximo de vezes que eu posso, uso papel reciclavel e sacola plastica aqui em casa so pra por na cesta de lixo. Isso porque eu ainda não conheço outra alternativa...

Falando nisso, eu acabei de chegar de um mercado aqui perto de casa e achei um panfleto super bacana. Vou postar abaixo o texto contido nele:

Você sabia que uma sacola plástica pode demorar séculos para se decompor totalmente?

A sacola plástica é um derivado de petróleo, substância não renovável, feita de uma resina chamada politileno de baixa densidade e sua degradação no ambiente pode levar séculos, ou seja, seu tataraneto pode se deparar no futuro com uma sacola plástica que você jogou fora hoje.
No Brasil aproximadamente 10% de todo o lixo é composto por sacolas plásticas, além disso, a produção do plástico é ambientalmente nociva.
Para produzir uma tonelada de plásticos são necessários 1.140 kw/hora (essa energia daria para manter aproximadamente 7.600 residencias iluminadas com lâmpadas econonômicas por 1 hora), sem contar a água utilizada no processo.

Há outro grande problema, a poluição dos mares por esse tipo de lixo.
Sacolas/saquinhos são confundidos com peixes / algas e são ingeridos por várias espécies marinhas que acabam morrendo por ter seus aparelhos digestivos obstruídos.
As sacolas plásticas também são uma das causas do entupimento da passagem de água em bueiros e córregos, contribuindo para as inundações e retenção de mais lixo. Além de tudo isso, as sacolas plásticas liberam toxinas muito perigosas para a saúde, quando são incineradas.

Por todos esses motivos, a rede "X" Supermercados, está lançando uma campanha para reduzir a utilização de sacolas plásticas, através do projeto "EU FAÇO A DIFERENÇA NO PLANETA".
Em breve, esta loja do "X" Supermercados não disponibilizará mais sacolas plásticas, por isso, solicitamos aos nossos clientes que tragam de casa sua própria sacola retornável ou adquira uma em nossas lojas, por um valor bem acessível.
Para aquelas pessoas que querem contribuir para um futuro melhor, mas não querem carregar sacola retornável, será possível adquirir na própria loja sacolas plásticas biodegradáeis, feitas de amido de milho, que demoram apenas 180 dias para se decompor totalmente.
Para incentivar ainda mais esta campanha, o cliente que trouxer sua sacola retornável de casa, terá atendimento preferencial em nosso "CAIXA VERDE", criado para agilizar o atendimento dos clientes que contribuem para um futuro melhor.

FAÇA VOCÊ TAMBÉM A DIFERENÇA NO PLANETA, TRAGA SUA SACOLA RETORNÁVEL!
VAMOS CONTRIBUIR PARA UM FUTURO MELHOR!

(Pois é. O caixa verde que eles falam realmente existe, mas eu semrpe levo uma sacola retornavel de pano quando vou lá e nunca tive atendimento preferencial. E eu sinceramente espero que eles realmente parem de distribuir a maledita sacolinha! Como diz uma campanha "Porque saco é um saco!")

Beijos, crianças!

Um comentário:

30 e poucos anos. disse...

Se cada um fizer a sua parte com certeza daremos o exemplo de conduta para que outros sigam....nunca deixe a responsabilidade do mundo bem melhor nas mãos dos outros pois é VC que vai viver nele.

Bjs