terça-feira, 30 de setembro de 2008

Vamos falar de vinhos?



Gente, vou amar fazer esse post! 1º queria dizer que eu apenas gosto, alias, adoooro essa arte incrivel... sei que nao tenho propriedade o bastante pra falar, mas vamos tentar ne??

Amoress...na boa, a gente pode incluir isso como uma das melhores coisas da vida, sem dramas...

O vinho é único, é incrivel, é top! Une as pessoas..

Vamos falar algumas coisas interessantes?

* Os cristãos, acreditavam que foi Noé quem plantou um vinhedo e com ele produziu o primeiro vinho do mundo;

* Os faraós ofereciam vinhos e queimavam vinhedos aos deuses; os sacerdotes usavam-nos em rituais; os nobres, em festas de todos os tipos; as outras classes eram financeiramente impossibilitadas de sua compra. O consumo de vinho aumentou com o passar do tempo e, junto com o azeite de oliva, foi um grande impulso para o comércio egípcio, tanto o interno quanto externo.

* No mundo mitológico, Dionísio, filho de Zeus, era o deus das belas artes, do teatro e do vinho. Com ênfase no vinho, a bebida tornou-se mais cultivada e cultuada do que jamais fora no Egito, sendo apreciada por todas as classes!

* Os romanos levavam o vinho quase como uma “demarcação de território”, uma forma de impor seus costumes e sua cultura nas áreas que conquistavam. Dessa forma, o vinho terminou virando a bebida dos legionários, dos gladiadores, das tabernas enfurnadas de bravos guerreiros. Junto com os romanos, os vinhedos chegaram à Grã-Bretanha, à Germânia e, por fim, à Gália ― que mais tarde viria se chamar França, o lar do vinho.


Curiosidades legais ne??? Mas tem mais coisas...

Vamos aos benefícios???

* Como muita gente sabe, o álcool, consumido em pequenas doses regulares, traz benefícios para a saúde. [pequeeenas doeses, leram bem ne?! Huahauha..]

* O vinho, tem mais de 1000 substancias que são benéficas a saúde!Os polifenoiis (antioxidantes) são os mais apreciados...

Dentre as doenças que previne, podemos citar:

* Doenças coronárias: O vinho é capaz de reduzir os níveis de LDL e aumentar os de HDL (colesterol bom). Com relação à coagulação, o vinho torna as plaquetas presentes no sangue menos aderentes e reduz os níveis de fibrina, evitando que o sangue coagule em locais errados.

* Doenças do cérebro: reduz o risco de demência, incluindo o Mal de Alzheimer. Segundo alguns especialistas, os polifenóis presentes no vinho (principalmente nos tintos) seriam os responsáveis por evitar o envelhecimento das células cerebrais.

* Doenças respiratórias: Experimentos recentes têm demonstrado que o vinho é capaz de reduzir as chances de uma infeção pulmonar, sendo mais eficaz que alguns antibióticos modernos.

* Doenças do aparelho digestivo: o consumo moderado de vinho está associado a uma menor incidência de úlcera péptica por uma série de razões: alívio do estresse, inibição da histamina...

* Diabetes: o vinho consumido de forma moderada melhora a sensibilidade das células periféricas à insulina, sendo interessante nos pacientes com diabetes tipo 2 (não insulino-dependente). Além disto, o vinho reduz as chances de morte por infarto do miocárdio em pacientes com diabetes tipo 2. Em mulheres, um estudo mostra que o vinho pode reduzir as chances de surgimento de diabetes.

* Sangue e anemia: O álcool ajuda o organismo a absorver melhor o ferro ingerido nos alimentos. Além disto, um copo de vinho tinto contém, em média, 0,5mg de ferro.

* Melhora a atitude psicológica :qualquer enófilo pode atestar o poder relaxante de uma taça de um bom vinho. Pessoas que bebem uma ou duas taças por dia tendem a um estilo de vida mais moderado e equilibrado e parecem ser mais capazes de administrar o stress. [ADOREEII ESSA!]

* Não engorda: contra todas as teorias, pesquisas recentes mostram que quantidades moderadas de vinho não têm esse efeito. Um estudo da Universidade do Colorado em 1997 descobriu que homens saudáveis bebendo dois cálices de vinho tinto nas refeições não tiveram ganho de peso. [opa, e essa tb! HAUAHA..]

Quanto aos tipos???



Seco: Possui até 5 gramas de açúcar por litro.

Meio Doce: Possui de 5 gramas a 20 gramas de açúcar por litro.

Suave: Possui mais de 20 gramas de açúcar por litro.

Quanto a preço???

Olha, eu não sou a melhoooooor pessoa pra falar disso, porque de fato eu não sou uma super pessoa que entende, mas já li, já vi, e já conversei com pessoas especialistas que afirmam que não precisa ser caro pra ser bom! Isso se aplica em vaaaaarias coisas não é mesmo???

Ai gente, adorei esse post! Sériao...como eu falei, nao tenho taaanta propriedade pra falar de um assunto tao incrivel, mas eu adoro e resolvi falar..

Os que eu mais gosto?

Italianos! Demi-secos! Tintos! [os brancos também sao incriveis, desde que servidos na temperatura certa!]

Além do mais? É sexy e chiqueeeeeeerrimo! [fala a verdade, vai?! Huahaua...Adoouuro!]

Ah...e claro, que com certeza eu quero ter uma adega em casa...Imagina só? Deve ser um verdadeiro sonho!!!! Chegar em casa, olhar..países, tipos, valores, maturação...tudo separadinho? Aaaahhh!! Eu quero, e na boa...mereço vai? Hahahaha....

Agora...falando serio, estou seriamente pensando em fazer um curso de Sommelier...apesar que algumas pessoas acham que esse assunto, so diz respeito a homens...mas sei la...Alias, eu adoro fazer essa pergunta pros meus amigos homens:

Mulher que entende de vinhos, é sexy ou é over???

[Meninas me digam também, o que voces acham!]

Beeeijooo =)

6 comentários:

Jhennifer Cavassola disse...

nada melhor do que uma bela macarronada, um maravilha de pizza com um vinho. hummm também quero ter uma adega na minha casa, principalmente que meu esposo tem sangue italiano, então ele gosta muito. Vinho é uma delicia, mas com moderação claro. Pois ressaca de vinho não tem pior. Mas tai, nós mulheres quando bebemos vinho ficamos mais sexy, avassaladoras, se fazemos sexo bom então vixii, imagina com vinho rsss.
Muito boa suas informações sobre o vinho, já conhecia algumas.

:)

beijos querida e um brinde com uma taça de vinho.

Erich Pontoldio disse...

Adorei os benefícios ... era o que eu precisava pra tomar um pouquinho a mais ... !!!

Comigo tudo ótimo...fico no aguardo do post sobre essa asa nova heim....beijocas

Cida do Patrocinio disse...

Vinhos!!! Nossa que tudo de bom isso!!Semana que vem vamos comprar uns dois, pra comemorar nossas novas bocas!!!kkkkkkkkkkkkk Breve voce vai ter sua adega bem chique e rosa ne claro!!Voce merece os melhores vinhos do mundo e muitas outras cositas italianitas bambina.
Te amo muito!!! Obrigda por tudo que tem feito por mim e por todos a sua volta.Mesmo como italiana berradora!!! kkkkkkkkkkkkkkkk
Beijossssss

Anônimo disse...

Amiga linda! Obrigada pela atenção e carinho! Muito bom seu conselho, farei bom uso dele.

:)

beijos

meus instantes e momentos disse...

oi, gatona linda, gosto daqui. Ah..! um bom vinho, uma noite, um carinho, uma vontade, um prazer...!
Maurizio

Anônimo disse...

http://markonzo.edu http://www.ibpsa-england.org/talk/discussion/65/ashley-furniture-locations http://blog.bakililar.az/orbitz/ http://blog.bakililar.az/steamcleaners/ patria topographic http://blog.bakililar.az/mohawkcarpet/ http://www.answerbag.com/profile/1203979 http://www.mypage.com/tempurpedic/weblog/1045699.html